segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Olá galera,

Na verdade esse blog é um espaço para eu poder compartilhar algumas observações que faço, principalmente sobre a cidade que escolhi para viver e construir minha vida. As clepsidras são instrumentos que medem o tempo através do escoamento da água pelo seu interior. Algo muito parecido com uma ampulheta (não por acaso escolhi essa bonita imagem), ou com dois baldes interligados onde a água corre de um para outro.

Acho que nossa vida é assim, meio líquida, principalmente nessa correria que vivemos hoje onde não temos tempo pra pensar nas coisas que acontecem ao nosso redor.

E por falar em tempo, quanto tempo uma garrafa de vidro demora pra se decompor na natureza? Segundo estudos sobre reciclagem, o vidro demoraria em torno de 4000 anos para se decompor em território não alagado, e tempo indeterminado para decomposição nos oceanos.

Pois bem. Ontem fui à Praia Brava, ou Canto do Morcego, aqui em Itajaí. É uma belíssima praia, conhecida nacionalmente pela beleza e natureza integral. Cheguei lá as 8h30 da manha. Antes de poder esticar a minha toalha e montar o guarda sol, recolhi da areia 12 garrafas de cerveja vazias.

Sei como a praia foi prejudicada com a anulação da legislação do Plano Diretor mais recente, sendo que hoje está em vigor uma legislação anterior, que é permissiva com a ocupação desordenada e a exploração excessiva daquele ambiente. Soma-se a isso a ingerência (ou incompetência) do poder público (Prefeitura de Itajaí) sobre os cuidados com a limpeza e manutenção da praia, proteção das restingas (os carros estacionam em cima da vegetação), ou seja falta de fiscalização total.

Mas, para além disso, acho que vale o apelo para que cada vez que cada pessoa consciente vá à praia (não só ao Canto) faça sua parte em retirar da areia as garrafas, copinhos, palitos, pacotes encontrados na areia. Ontem eu tirei lixo da areia e voltei pra casa com a consciência mais tranqüila.

Abraços

Evelise

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog!
    o interessante é que não vi nem uma mobilização dos "eco-chatos", no bom sentido, em relação as várias construções e obras que estão sendo realizadas na Brava.
    sem nenhum abraço no Canto do Morcego; nem abraçando aquele gigantesco condomínio; nada sobre o asfalto no morro de acesso ao canto; sobre o calçamento, que eu acho que ficou legal, etc, etc, etc...

    ResponderExcluir