sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ricaços da Brava vão consultar ficha corrida da peãozada da construção civil

Ricaços da Brava vão consultar ficha corrida da peãozada da construção civil

19/11/2010 - 00:00 - Atualizado em 19/11/2010 - 06:22
Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra

Trabalhadores terão o passado investigado antes de terem permissão pra construir prédios milionários, - ao menos essa é a intenção dos moradores do bairro. Promotor lasca que operários tão sendo alvo de preconceito

Não bastasse ter bala (EXTACSY - ) na agulha pra morar na Praia Brava, que tem o metro quadrado mais caro de Itajaí, agora também será preciso provar que se tem a ficha limpa pra circular pelo bairro. Só que a lei, se aprovada, só vale para peões (TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL, TRABALHAR BRAÇAL, BAGRINHO - ). Pelo menos é o que querem os membros dos conselhos de Segurança (Consegs) da região. O alvo da galera dos Consegs são os peões (TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL, TRABALHAR BRAÇAL, BAGRINHO - ) de obras que trabalham nas construções da Brava. Os ricaços tão exigindo que as construtoras façam um cadastro com os nomes de todos os peões (TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL, TRABALHAR BRAÇAL, BAGRINHO - ) e que o documento seja entregue à Polícia Militar, que, segundo eles, vai verificar digrátis (GRATUITO - Aquilo que é feito ou concedido de graça ou espontaneamente; grátis: ensino gratuito. Desinteressado. Sem fundamento: acusação gratuita. Ato gratuito, aquele que, segundo alguns filósofos, se pratica com total liberdade, sem finalidade específica, sem causa aparente.) se os trabalhadores têm antecedentes criminais. Os moradores da praia acham que a medida vai trazer segurança ao bairro. Pro Ministério Público, porém, a ideia tá cheirando a discriminação.
A proposta saiu da reunião feita na noite de quarta-feira, entre membros dos Consegs Praia Brava e Barra Norte, abobrões da prefa (PREFEITURA - Edifício em que se localizam os gabinetes e demais dependências da administração municipal. Função de prefeito. Tempo de duração da função de prefeito. Subdivisão do Império romano administrada por um prefeito.) e o comando da polícia Militar. Ficou decidido que as construtoras da Brava terão que apresentar pros Consegs uma lista com os nomes dos cerca de 1,5 mil peões (TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL, TRABALHAR BRAÇAL, BAGRINHO - ) que trampam por ali. O cadastro vai ser analisado pela polícia e depois será entregue ao conselho, que vai saber o histórico de cada trabalhador. “Já vamos começar em dezembro, como medida emergencial e até preventiva”, disse o presidente da federação dos Consegs catarina (Feconseg), Valdir de Andrade, que também é morador da Brava.
O tenente-coronel Carlos Alberto Mafra, que é comandante do 1º Batalhão da PM em Itajaí e que participou da reunião com os Consegs, acredita que a polícia Civil deveria fazer a consulta da ficha dos peões (TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL, TRABALHAR BRAÇAL, BAGRINHO - ). Mas como nenhum tira (POLICIAL CIVIL - Relativo à polícia: medida policial. Filme policial, romance policial, que trata de assunto policial. Membro da polícia.) civil compareceu no plá (CONVERSA - ), se comprometeu a fazer o favorzinho, ou a repassar pra Civil a lista.
Mesmo que os milicos precisem usar o horário de trampo (TRABALHO - Atividade física ou intelectual que visa a algum objetivo; labor, ocupação. O produto dessa atividade; obra. Esforço, empenho. Preocupação, cuidado, aflição:) pra fazer as consultas, os ricaços da Brava não terão que pagar um tostão pra receber o relatório. O comandante acha que o bizu (OLHAR - ) na listinha pode não demorar, pois acredita que nem todos precisarão ser investigados. “Penso que não vão precisar investigar todo mundo. Pra que investigar todos? O próprio conselho fará uma triagem”, afirmou.
O DIARINHO tentou ouvir o delegado Regional Silvio Gomes Filho, pra saber se ele já tinha conhecimento do pedincho (PEDIDO, REQUERIMENTO, SOLICITAÇÃO - Solicitação; ato de pedir; encomenda. Objeto ou assunto de uma petição. Petição; rogo. Solicitação formal de uma encomenda. Petição por escrito feita com as formalidades legais. Qualquer petição verbal ou por escrito. Ação de solicitar; pedido, rogativa: atendeu à nossa solicitação. Pedido feito com instância; pretensão, desejo.) e o que pensa a respeito, mas o dotô (DELEGADO - ) não atendeu o telefone e não foi localizado na DP.
Em cima do muro
A vereadora Susi Bellini (PP), que também acompanhou o plá (CONVERSA - ), se disse numa saia justa (JUSTIÇA - ). “Eu não formei uma opinião sobre isso”, admitiu. Por um lado, a vereadora acredita que todos têm direito de ir e vir. Por outro, compreende que os conselhos tão buscando uma solução pra violência. “Os bons acabam pagando pelos maus. Me preocupa que isso seja visto como preconceito. Achei delicado porque gerou uma situação ruim para os dois lados”, comentou.
Já o morador da Brava Caio Floriano soltou o verbo e falou que a consulta à ficha criminal dos trabalhadores é uma ação preconceituosa e descabida. Ele comenta que rolam sim vários perrengues no bairro, mas acha que isso não é responsa (ESTA SOB OS SEUS CUIDADOS - ) da peãozada da construção civil, mas do processo de formação de uma sociedade cada vez mais desigual e excludente. “O problema é que quem tem muito continua tendo muito e estamos formando uma sociedade totalmente marginalizada”, lascou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário