sexta-feira, 12 de novembro de 2010

População do Vale é chamada para discutir medidas contra enchentes

pessoal, importante:



Os desastres naturais, em especial as enchentes, preocupam sobremaneira os moradores do Vale do Itajaí. E muitas têm sido as tentativas por parte de governos e pesquisadores em buscar amenizar o problema, que não pode ser evitado, mas controlado.O desastre de novembro de 2008, que assolou a região do médio e da foz da bacia do Itajaí, trouxe novamente à Santa Catarina a Agência Japonesa de Cooperação Internacional – Jica, que em março deste ano iniciou o estudo preparatório para o Projeto de Medidas de Prevenção e Mitigação de Desastres na Bacia do Itajaí.

A equipe da Jica já apresentou as diretrizes básicas para a elaboração do Plano Diretor a autoridades e técnicos regionais e municipais do Vale do Itajaí, e também ao Comitê do Itajaí. Agora, o objetivo é chamar a população para discutir essas medidas, por meio de audiências públicas, que serão realizadas de 16 a 18 de novembro, em Itajaí, Blumenau e Rio do Sul.

Além de prefeitos, profissionais da Defesa Civil, das secretarias municipais de Obras, Planejamento, Meio Ambiente, entre outras, é importante que educadores, agentes de saúde, técnicos de meio ambiente, representantes de associações de moradores, de sindicatos e de organizações não governamentais, de empresas e órgãos públicos, participem dessas audiências para se informar e obter esclarecimentos sobre as propostas para a bacia do Itajaí. Em fevereiro o Comitê do Itajaí, em assembleia, vai decidir sobre as preferências que forem reveladas nessas audiências.

O conteúdo das três audiências é o mesmo. A primeira audiência, em Itajaí, dia 16, pretende ouvir as comunidades da região da foz do Itajaí. Local: Associação de Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí-AMFRI (Rua Lopes Gonzaga, Nº 1655 – Bairro São Vicente, próximo ao terminal rodoviário).

A segunda, dia 17, quer ouvir as comunidades do médio Vale. Local: Secretaria de Desenvolvimento Regional - SDR Blumenau (Rua Braz Wanka, 238 – Bairro Vila Nova).

A última, dia 18, é destinada às comunidades do alto vale do Itajaí. Local: Secretaria da Educação, situada a Rua Prefeito Wenceslau Borini, 2950 – Bairro Canta Galo.

Mais informações com a Comissão de Estudo Preparatório – Bacia do Rio Itajaí pelos telefones (48) 3239-8051 e (48) 3239-8056.

fonte: http://www.comiteitajai.org.br/index.php/prevencaoenchentes/264-populacao-do-vale-e-chamada-para-discutir-medidas-contra-enchentes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário