quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Perguntas que não calam sobre o governo em Itajaí.

O que me motiva a escrever esse texto são perguntas e reflexões que venho tentando fazer a partir da observação dessa realidade esdrúxula que estamos vivendo hoje em Itajaí.

Nossa cidade parece-me um feudo sem vassalo. Ou talvez seriam vassalos demais para pouca cidade?

No primeiro ano esperei o governo Bellini começar. Não começou. No segundo ano ainda usavam a desculpa das enchentes de 2008 e a dificuldade de receber recursos do governo federal (mentira descarada). Lá se vão dois anos e Jandir e seus escolhidos fazem o que querem em Itajaí. Dispensa de licitação, abandono dos espaços públicos, ruas minadas (a palavra esburacada não dá conta de mostrar a realidade das nossas vias), transito caótico, carros públicos sendo usados para fins particulares, privatização dos estacionamentos sem estudo criterioso, falência da educação (creches e escolas sem materiais, necessitando de manutenções, falta de vagas), desprezo pelo patrimônio histórico, ocupação desordenada e especulação imobiliária na Praia Brava, assédio moral aos servidores, abandono total da questão habitacional, abandono da cultura (o festival de musica só está acontecendo por pressão dos músicos, e sem acesso ás comunidades mais vulneráveis de Itajaí), e agora, como previsto ‘esotericamente‘ pelo Patrick Schneider, novo aumento da passagem de ônibus, entre outros crimes que estão sendo cometidos contra Itajaí e seus habitantes.

Já nas eleições de 2008 não se esperava que Jandir fizesse um bom mandato. Muitos articulistas comentavam que ele nem queria ser candidato. Porém confesso que eu não imaginava que seria tão ruim. É descaradamente desrespeitoso com o povo. Jandir e os seus não se preocupam nem em fazer o mínimo para a população da cidade que os sustenta e que o elegeu.

E essa é minha pergunta. Por que esse grupo ganhou as eleições, sentou no trono, tomou pra si o poder sobre os recursos públicos, usam a prefeitura como se fosse uma sociedade de ‘amigos de fé, bola e dominó’?

Será que pensam que nada vai acontecer? Que esses crimes todos que vem acontecendo não serão denunciados, e se forem, não serão investigados?

Será que pensam que o povo é burro e na sua burrice vai atender a seus apelos na próxima eleição?

Será que se sentem tão vassalos desse feudo que não acreditam numa revolução de consciência dos pobres miseráveis servos eleitores?

Será que pensam que o conservadorismo e o moralismo justificam qualquer ato, inclusive contra o povo?

Ou será que sabem que não conseguem se sustentar para além deste mandato e, por isso, não tem mais nada a perder?

Ou será que acreditam que o pai e filho Bornhausen são os super heróis que vão salvar a corja do ficha limpa?

Ou vão todos querer ser vassalos do rei Colombo?

(CONTINUA..)

2 comentários:

  1. acho que pensam exatamente isso, infelizmente.
    afinal, é dessa forma que as coisas geralmente terminam, não é? impunidade e muito oba-oba.
    não duvido nada que a população de itajaí o reeleja. é triste, mas é assim: cultura de cidade pequena.
    não consigo entender porque boa parte do povo idolatra tanto esse cara.

    ResponderExcluir
  2. olá, obrigada pelo comentário..
    sobre isso tenho uma opinião, que devo publicar mais tarde na continuação do texto.
    creio q as pessoas aos poucos estão mudando. a democracia no Brasil é muito recente. porém vivemos aqui a exceção: sc é o reduto nacional do conservadorismo e das oligarquias.
    até mais

    ResponderExcluir